Na busca por uma estratégia de enfrentamento à exclusão social, a Cooperativa Rural dos Agropecuaristas do São João resolveu adotar ir à sua sonhada propriedade, local onde esses “vovôs e pais” passaram a vida produzindo e repartindo toda a produção e o meio com os patrões. Esse sonho se tornou realidade graças ao Programa de Reforma Agrária Crédito Fundiário, onde surgiu a oportunidade de sair da condição de morador para o dono da propriedade tornando possível não só aumentar a casa sede da Fazenda, mas agora, residir nela. A aquisição da propriedade só era possível mediante o esforço da unidade de cada um e de práticas morais, necessárias e eficazes para o grande bem. Através do Programa de Redução da Pobreza Rural (RPR) do COOPERAR a história começou a mudar e os associados prosseguiram um árduo processo de reestruturação no Pólo de Frutas, além de receberem o SEBRAE e a capacitação para alcançar outros horizontes.

Surgia assim a AGROPECUÁRIA FONTE DE SABOR. Em 2011, a Universidade Federal de Campina Grande assinou convênio com o assentamento com transferência de tecnologia para ampliar sua produção e assim, os assentados conheceram novas tecnologias.

Uma das principais fontes de renda do assentamento vem da venda da Polpa de fruta que é produzida dentro do assentamento pela agroindústria. O processamento de polpa é feito seguindo um rígido controle de qualidade nas etapas que devem ser seguidas a fim de se obterem produtos dentro dos padrões de segurança alimentar estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

A comunidade rural do Assentamento São João, do município de Pombal – PB ocupa uma área de 266 ha com dois acessos, um pela BR230 após o primeiro túnel do município de Pombal, percorrendo 9 km; o outro pela BR 427, sentido Pombal-Pauloista, totalizando 12 km até o sede do município, situada à margem direita do Rio Piancó, ao sul dos limites geográficos do município.

Importância

Com uma produção de qualidade, a cooperativa se posiciona como uma referência no fornecimento de polpas de frutas, atendendo à demanda de grandes clientes com eficiência e compromisso com a sustentabilidade, demonstrando importância para a comunidade.

1. Econômica

Geração de Renda Local
Valorização da Agricultura Familiar
Participação no Mercado Institucional

2. Cultural

Preservação de Saberes Locais
Fortalecimento da Identidade
Regional

3. Social

Empoderamento de Mulheres e Jovens
Fortalecimento de Comunidades Rurais
Segurança Alimentar

4. Ambiental

Produção Sustentável
Preservação da Biodiversidade
Redução da Pegada de Carbono