Qualidade

qualidadePara realização do diagnóstico situacional foi realizada visita ao local de estudo com a participação dos alunos bolsistas e voluntários na coleta de dados e avaliação das condições gerais de produção. Após a visita, foi realizada nova reunião entre orientadores e alunos para discussão a respeito da atividade realizada. Elaborou-se um documento (ANEXO B) descrevendo as conformidades e não conformidades observadas a partir da aplicação de check-list além de sugestões de alterações que deverão ser realizadas no local.

A partir da observação da produção de polpa de manga elaborou-se um fluxograma de produção constituído das etapas do processamento da polpa. Para cada tipo de polpa produzida pela unidade será realizada a construção de um fluxograma do tipo para que tais documentos possam ser anexados ao manual de boas práticas, visto que é imprescindível que a descrição da fabricação de todos os produtos comercializados pela unidade esteja no manual.

A construção do diagnóstico situacional é de grande importância para iniciar a construção do manual de boas práticas do local e a partir dos dados coletados será realizada uma reunião de discussão com os produtores de polpa do assentamento para iniciar as modificações necessárias na estrutura física e execução das atividades, de modo que este esteja de acordo com as normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde.